top of page

PROJETO VER-SUS/BRASIL

O Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde – VER-SUS/Brasil, é um projeto de educação permanente financiado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Associação Brasileira Rede Unida, Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), União Nacional dos Estudantes (UNE) e Rede Governo Colaborativo em Saúde/UFRGS, que tem o intuito de estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações.

 

O projeto ocorre em duas modalidades: vivências e seminários.

 

A vivência é um processo de imersão teórica, prática e vivencial dentro do sistema de saúde dos territórios de abrangência. A imersão é uma metodologia onde o participante fica 24h por dia, durante todo o período da vivência, disponível para atividades do projeto. A imersão pode durar de 7 a 15 dias, de forma transdisciplinar, com a participação de estudantes de graduação, residentes, técnicos e movimentos sociais. Nesse período, os participantes ficam hospedados juntos para que ocorram momentos de diálogo e troca de experiências relacionadas às vivências de cada dia.

 

O Seminário tem como objetivo geral a reflexão acerca do processo VER-SUS/Brasil em determinada localidade/região/estado, tendo como ferramenta, entre outras, a Educação Permanente em Saúde, pretendendo, assim, estimular as comissões organizadoras que já realizaram VER-SUS em outros momentos, a refletirem sobre o alcance dos objetivos do projeto, em suas várias dimensões, assim como, fomentar discussões acerca da defesa e do fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

 

A participação no VER-SUS/Brasil pode acontecer de 3 formas: como vivente, facilitador/a ou comissão organizadora.

 

  • Viventes: Estudantes de graduação, residentes na área da saúde, estudantes de ensino técnico na área da saúde e integrantes dos movimentos sociais. Normalmente são participantes que estão chegando pela primeira vez, interessados por conhecer mais o SUS e qualificar sua formação para atuarem com a saúde coletiva.

  • Facilitadores: Atores que já experienciaram o VER-SUS. Possui participação e organização de movimento estudantil; participação em movimentos sociais; participação em projeto de extensão junto ao sistema de saúde; participação em projeto de pesquisa que envolva articulação com o SUS, relativo à formação na saúde; participação em iniciação científica ou participação em algum outro estágio de vivência.

  • Comissão Organizadora: Comissão formada preferencialmente por coletivos de estudantes, docentes, por representantes da gestão municipal/estadual de saúde, trabalhadores da saúde e representantes da Participação Popular da localidade onde as atividades serão propostas.

 

Mais informações: http://www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus

bottom of page